Testando baterias para o RoPE

Dando continuidade a série de posts referente ao RoPE, o projeto não tinha um estudo aprofundado sobre a bateria a ser utilizada, portanto fizemos um levantamento de tipos de baterias que tínhamos disponíveis e aplicamos protocolos de testes para determinar a melhor bateria para o conjunto. As baterias testadas foram uma bateria de celular com capacidade de 3.7v e[…]

Atualizações e resultados no brinquedo de programar.

Tivemos um longo intervalo desde a última atualização, bastante trabalho foi desenvolvido no RoPE (brinquedo de programar), nos quais temos: Montagem do brinquedo pelos estudantes do Lite is cool (2015); Teste de baterias (2016); Estudo de formas (2016); Novas impressões 3D (2016); Vamos desdobrar  em 3 posts para não ficar um post muito extenso com assuntos[…]

Conexão Serial entre Arduino e Java [Tutorial]

A ideia da postagem de hoje, é mostrar de uma maneira fácil de “Makerizar” seu ambiente através da comunicação entre o Java e o Arduino,  para isso algumas noções básicas são necessárias: Arduino Arduino é uma plataforma eletrônica de prototipação, criada na Itália, constituído basicamente de uma placa microcontroladora, uma linguagem  e programação típica com[…]

Criando uma Placa de Circuito [Tutorial]

Em minha última postagem havia comentado sobre a necessidade de uma placa de botões para o RoPE. Visando o Movimento Maker, a postagem de hoje é um tutorial de como montei a placa de botões do RoPE, entretanto, os mesmos passos podem ser utilizados para montar uma placa PCB para qualquer circuito simples. 1 – Desenhe o[…]

Novidades no ROPE.

Data estelar: 20 de outubro de 2015, após várias batalhas sofremos uma baixa na equipe de desenvolvimento e tivemos o ingresso de novos guerreiros ao projeto. Estes proporcionaram consideráveis avanços ao projeto, avanços estes que serão descritos a seguir.   Após a chegada da impressora 3d, carinhosamente apelidada de Kate, os projetos de estudo referentes[…]

O Mundo Até Aqui

Já a algum tempo procurava por um método eficaz de simplificar a montagem do projeto RoPE (Robô Programável Educacional), tentando torna-lo mais compreensível para leigos, não somente na parte do Firmware, como também no Hardware, focando em uma fabricação mais fácil e barata para o produto. A ideia para o brinquedo é que ele não[…]